Se anualmente milhares de peregrinos se deslocam a pé até ao Santuário de Fátima, as previsões apontam para um afluxo bem superior a 12 e 13 de maio, para a visita do Papa Francisco e celebrações do Centenário das Aparições. Por isso, os perigos e as dificuldades que se colocam a quem pretende deslocar-se a pé são ainda maiores, aconselhando-se, por isso, maior atenção aos cuidados e precauções necessárias. O Santuário de Fátima disponibiliza na sua página um conjunto de conselhos aos peregrinos que pode ser consultado aqui. Para melhor identificação do destino, o Santuário de Fátima situa-se na Região Centro de Portugal, a cerca de 30 quilómetros para sudeste de Leiria (a cidade mais próxima), com as seguintes coordenadas: Latitude: 39º37'52.06"N | Longitude: 8º40'23.47"W. Principais conselhos Em termos resumidos, recomenda-se que os peregrinos, depois de escolherem o percurso a fazer e antes de se fazerem ao caminho, se prepararem fisicamente, sobretudo através de caminhadas mais curtas e da imersão dos pés em água quente e sal. Fundamental é levar calçado confortável para caminhar, nunca escolhendo calçado novo, e usar meias brancas, de algodão, sem costura, roupa de algodão, larga, clara e com mangas, agasalhos para a noite, protetor solar, óculos de sol, chapéu e guarda-chuva, entre outros. De evitar a utilização de tecidos sintéticos. Água em quantidade, frutos secos e açúcar devem fazer parte do farnel. O percurso escolhido deve fazer-se por vias secundárias, evitando os Itinerários Principais (IP) e os Itinerários Complementares (IC) e a caminhada deve ser feita em fila indiana e pela berma da estrada, de preferência com coletes refletores que assinalem bem, à distância, a presença do peregrino, tanto de dia como de noite, e no sentido inverso ao do trânsito. As reuniões em grupo dos peregrinos devem ser feitas fora da estrada, nunca na berma. As bebidas alcoólicas, antes e durante as caminhadas, devem ser evitadas, bem como as refeições pesadas, preferindo refeições leves e mais frequentes. Nas paragens para descanso, é recomendável colocar os pés mais altos do que a cabeça. Entre outras recomendações, deve dormir pelo menos seis horas e manter uma higiene mínima.
Postos de Assistência na estradaAo longo dos percursos existem Postos de Assistência, assinalados com bandeira dos peregrinos a pé, a que se pode recorrer. Aqui é recomendável que o peregrino lave os pés e calce meias lavadas, preparando a etapa seguinte da caminhada. Estes postos, cujo número vai ser aumentado para poder atender ao previsível elevado número de peregrinos, são da responsabilidade de entidades como o Movimento da Mensagem de Fátima, Cruz Vermelha e Ordem de Malta, entre outros. No total, são vários milhares de voluntários, médicos, enfermeiros e outros que vão trabalhar nesses locais de atendimento. Também em todos os postos haverá sempre assistência espiritual.
Horário alargado no Posto de Acolhimento em FátimaNo Santuário, o Posto de Acolhimento aos Peregrinos a Pé vai estar aberto a partir das 15h00 do dia 09 de maio. Aí, os peregrinos são atendidos por ordem de chegada, podendo usufruir, de forma gratuita, de dormida e de refeições, nas seguintes condições: A dormida efetua-se em salões ou tendas militares, em colchões no chão (com almofada, lençol e cobertor); Serão entregues senhas para que os peregrinos possam tomar sopa ao almoço e ao jantar e café com leite ao pequeno-almoço.
|