Venham fazer a festa com o Papa - convida o Reitor do Santuário de Fátima
"Fátima é um lugar seguro", sublinha o Pe. Carlos Cabecinhas
O reitor do Santuário de Fátima convidou hoje os portugueses a vir a Fátima ‘para saudar de perto’ o Papa Francisco e com ele celebrar, num ‘local seguro’, os cem anos das aparições de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos.
Em conferência de imprensa realizada hoje em Fátima sobre os planos das autoridades para a Visita do Papa, a 12 e 13 de maio, o Pe. Carlos Cabecinhas afirmou que a pouco mais de um mês da chegada do Papa já está tudo preparado para acolher o Santo Padre e os peregrinos que aqui vão acorrer.
“O Papa vem para fazer festa”, destacou o reitor do Santuário, sublinhando também a “dimensão espiritual” da visita: “Vem para rezar em Fátima, para rezar com os peregrinos”.
E Fátima, disse, é “um local seguro”, referindo que todas as entidades envolvidas na preparação da Peregrinação do Papa “tudo estão a fazer para garantir a segurança dos que aqui estão”. Fátima, acrescentou, é "uma cidade de Paz".
“Todos pretendemos que este seja um momento muito especial de festa, de alegria”, afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas, assinalando que vir a Fátima para fazer a festa com o Papa não é apenas entrar no Recinto.
Quer na chegada, na tarde do dia 12, quer na despedida, no dia 13, “todos os que o desejarem são convidados a saudar o Papa, num gesto de acolhimento festivo e de despedida”, nos percursos que o Santo Padre vai fazer, no Papamóvel.
Na chegada, o percurso será entre o Estádio Municipal de Fátima e o Santuário, enquanto na partida, o Papa sairá, também em viatura aberta, do Recinto até à Rotunda Norte.
Uma vez que o espaço é limitado, os peregrinos que não conseguirem entrar no Recinto vão ter écrans gigantes instalados na zona envolvente e noutros locais, de modo a permitir o acompanhamento das celebrações, anunciou o Pe. Carlos Cabecinhas.
O Santuário, recordou, é um amplo espaço, já habituado a multidões, que vai estar, como nas anteriores visitas papais, sempre aberto aos peregrinos: “não fecha, não encerra, sendo sempre possível entrar e sair”.
A operação que envolve a visita do Papa a Fátima foi apresentada hoje de manhã numa conferência de imprensa em que participaram, além do reitor do Santuário, o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, o vice-presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, tenente-coronel Albino Tavares, e major Bruno Marques, das Relações Públicas da GNR.
O Papa Francisco preside a 12 e 13 de maio à primeira Peregrinação Internacional do Centenário das Aparições.
|