Falta um mês para a chegada do Papa
Santo Padre preside à primeira Peregrinação Internacional do Centenário
O Papa Francisco chega dentro de um mês a Fátima, para presidir à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, a 12 e 13 de maio.
Uma viagem de cerca de 24 horas durante a qual vai rezar, logo à chegada a Fátima, na Capelinha das Aparições, pelas 18h15.
Antes, ainda na Base Aérea de Monte Real, onde o avião da Alitália proveniente de Roma aterra pelas 16h20, o Santo Padre tem um primeiro encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e recebe cumprimentos de boas vindas de várias entidades civis e religiosas.
Tal como Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991), o Papa vai ter um momento de oração na Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda na base, antes de seguir de helicóptero para o Estádio Municipal de Fátima.
Do estádio para o Recinto, com início às 17h35, o percurso será feito no Papamóvel utilizado habitualmente nas Audiências Gerais na Praça de São Pedro, em Roma, uma viatura aberta sem protecção de vidro anti-bala.
É para este trajeto que o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, convida os portugueses, para saudarem o Papa na sua peregrinação até ao Santuário e com ele fazerem festa.
Depois do jantar em privado na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, onde fica instalado, o Papa regressa às 21h30, à Capelinha das Aparições, o coração do Recinto, para proceder à bênção das velas e à recitação do rosário, fazendo uma saudação aos peregrinos.
O dia 13 começa com um encontro com o Primeiro-Ministro, António Costa, na Casa de Retiros, deslocando-se depois para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde visita os túmulos dos Três Pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia.
A Missa, concelebrada, no Recinto do Santuário está prevista para as 10h00; é aqui que o Santo Padre vai proferir a única homilia em Fátima, além de dirigir uma saudação aos doentes, que vão estar concentrados numa zona da colunata norte.
Segue-se o almoço com os bispos portugueses na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e a partida de regresso a Roma.
É para este percurso, igualmente de Papamóvel, entre o Recinto e a Rotunda Norte, que o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, faz novo apelo aos peregrinos, para se despedirem do Papa.
Na Rotunda Norte haverá ainda um momento musical, a cargo da Orquestra de Fátima e do Conservatório de Fátima-Ourém, antes de o Papa trocar o Papamóvel por uma viatura fechada que o levará de volta à Base Aérea de Monte Real.
Após a curta cerimónia de despedida, com as entidades civis e religiosas, o Papa Francisco entra no avião da TAP que, a partir das 15h00, o transportará de regresso a Roma, ao aeroporto de Ciampino, onde chega pelas 18h05 de Lisboa (19h05 em Itália).
Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (por três vezes, em 1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).
|