Canonização: Reitor do Santuário recebe notícia com "grande alegria"

20 de abril, 2017

D0098933b.jpg

 

A canonização de Francisco e Jacinta Marto durante as cerimónias do 13 de maio é o “ápice de todo o programa celebrativo do Centenário”, uma notícia recebida com “grande alegria” e com um sentimento “de profunda gratidão”, afirmou hoje o reitor do Santuário de Fátima.

O Pe. Carlos Cabecinhas sublinhou que a celebração festiva dos 100 anos das aparições seria sempre feita, mesmo sem canonização, mas “o facto deste reconhecimento eclesial ter lugar em Fátima, no dia 13 de maio, com a presença do Santo Padre, faz deste momento o ápice de todo o programa celebrativo do Centenário”.

Por isso, a notícia da canonização a 13 de maio, durante a Peregrinação do Papa, é acolhida com “profunda gratidão”.

“Gratidão a Deus, que nos concede a graça de novos santos como modelos e intercessores; mas gratidão igualmente ao Santo Padre, que tomou a decisão de fazer a canonização neste lugar”, afirmou.

Além disso, o facto de a canonização, tal como a beatificação (em 2000), ocorrer em Fátima, leva o Pe. Carlos Cabecinhas a destacar o sentido “muito especial” da decisão tomada hoje no Consistório, no Vaticano.

“Porque é este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus túmulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira ‘escola de santidade’”, destacou

“Por fim, muito especial porque a canonização dos dois mais jovens videntes de Fátima vem coroar a grande celebração do Centenário das Aparições”, disse o Reitor do Santuário.

Deste modo, reforçouo o convite aos portugueses para que se desloquem a Fátima e façam festa, “com ânimo renovado”, com o Papa Francisco, para rezarem com o Santo Padre e para darem graças a Deus pela santidade dos Pastorinhos.

Na reunião pública do Consistório, realizada hoje de manhã em Roma, o Santo Padre anunciou que a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto vai decorrer em Fátima, no dia 13 de maio, durante as cerimónias comemorativas do primeiro Centenário das Aparições de Fátima, presididas pelo Papa Francisco.

Os dois videntes tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica. A 23 de março, o Papa Francisco tinha aprovado o milagre necessário para a canonização dos irmãos Francisco (1908-1919) e Jacinta (1910-1920), ficando apenas por decidir o local e data da cerimónia.

Fátima já tinha sido escolhida como palco da beatificação dos dois Pastorinhos, a 13 de maio de 2000, com João Paulo II.

O processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto chega assim ao fim, 65 anos depois de D. José Alves Correia da Silva, então Bispo de Leiria, ter aberto a face diocesana dos processos dos dois Pastorinhos, a 30 de abril de 1952.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Atualmente a Igreja diocesana celebra a 20 de fevereiro a festa litúrgica dos beatos portugueses, data que coincide com a da morte de Jacinta Marto.


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização