Autoridades garantem segurança para a "festa da Visita do Papa"

07 de abril, 2017

3J3A9153.JPG

Autoridades garantem segurança para a "festa da Visita do Papa"

Presidente da Câmara de Ourém espera um milhão de peregrinos a 12 e 13 de maio
 

"Festa", "segurança", "alegria" e "tranquilidade" foram das palavras mais ouvidas hoje de manhã em Fátima, na conferência de imprensa de apresentação da operação desencadeada para a Visita do Papa, a 12 e 13 de maio.

A operação, "porventura a de maior envergadura jamais feita em Fátima", como a classificou Paulo Fonseca, presidente da Câmara de Ourém,  envolve várias entidades como o município, o Santuário de Fátima, representado na conferência de imprensa pelo reitor, Pe. Carlos Cabecinhas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR, além da Associação Comercial e Industrial de Ourém e a Junta de Freguesia de Fátima.

Um milhão de pessoas

Prevendo que a 12 e 13 de maio estejam em simultâneo um milhão de pessoas em Fátima, e oito milhões no total deste Centenário das Aparições, o autarca destacou a "tranquilidade" com que o evento é encarado, afirmando que tudo está garantido para que haja um acolhimento seguro de todos, graças ao trabalho em "absoluta cordialidade, solidariedade e complementaridade" das entidades envolvidas.

Para responder ao esperado aumento de peregrinos que se vão deslocar de automóvel, Paulo Fonseca anunciou a existência de 20 bolsas de estacionamento fora da área do Santuário, com distâncias variáveis do Recinto, podendo os peregrinos usar os 75 transferes gratuitos que vão circular para as deslocações para e do Santuário.

As bolsas de estacionamento, codificadas em quatro cores, vão acrescentar 18 mil lugares aos parques existentes na área do Santuário, os quais, sublinhou, vão ter a sua capacidade, de cinco mil lugares, rapidamente esgotada.

Os peregrinos vão ser orientados por um sistema de senhas que permite saber a localização do parque.

Além disso, haverá três parques exclusivamente destinados a autocarros de turismo e ainda uma outra bolsa de estacionamento para peregrinos com mobilidade reduzida.

Écrans gigantes vão ser instalados dentro e fora do Recinto

Os quatro écrans gigantes anunciados pelo reitor do Santuário vão ser distribuídos pela cidade como forma de diluir a pressão sobre o Recinto, disse, anunciando ainda que a autarquia vai instalar um Gabinete de Apoio ao Peregrino no Posto de Turismo de Fátima (fatima2017@cm.ourem.pt - 249 070 303).

O Santuário vai também colocar no Recinto pelo menos seis écrans gigantes, transmitindo o seu sinal de televisão, com língua gestual portuguesa.

O presidente da Câmara de Ourém apelou ainda à ”tolerância e compreensão” dos residentes e comerciantes em Fátima para as restrições de circulação que vão ter de ser impostas naqueles dias, aconselhando-os a tomarem as devidas precauções com o abastecimento de produtos e artigos de que necessitem para aqueles dias.

Operação não se resume a Fátima

O major Bruno Marques, da GNR, referiu que a operação desenvolvida por aquela força vai decorrer de 01 a 14 de maio, tendo a seu cargo, além da segurança geral, a proteção do Papa, a gestão do trânsito e fluxos rodoviários, entre outras valências.

Escusando-se, por motivos de segurança, a revelar números de efetivos envolvidos, sublinhou os conselhos aos peregrinos a pé e destacou a necessidade de se evitar o recurso à auto-estrada 1, para quem se desloca a Fátima de automóvel, recomendando vias como a A8, A13, A23 e IC9.

Por seu lado, o tenente-coronel Albino Tavares, vice-presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), adiantou que a Operação Fátima 2017, que engloba entidades como o Exército, Força Aérea, INEM, Cruz Vermelha, bombeiros e Corpo Nacional de Escutas, entre outras, não se vai resumir à área de Fátima, desenrolando-se também nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre e Santarém.

“Será uma peregrinação segura, como todos desejamos”, referiu, indicando que os peregrinos podem ter acesso ao site Operação Fátima 2017 (www.protecaocivilfatima.pt) e a uma aplicação para telemóvel desenvolvida pela ANPC, ambos com informações úteis sobre caminhos e vias a utilizar, cuidados a ter, locais de pernoita e estacionamento, bem como pontos de água e postos de Primeiros Socorros.

Para os peregrinos que não consigam alojamento e pretendam pernoitar, vai ser disponibilizada uma zona para campismo junto ao Campo de Jogos do Grupo Desportivo da Fátima, com as condições mínimas.

“De uma forma determinada e simpática” a GNR vai dissuadir os peregrinos de instalarem tendas no Recinto para ali pernoitarem, sublinhou o major Bruno Ramos.

O Papa Francisco preside a 12 e 13 de maio à primeira Peregrinação Internacional do Centenário das Aparições.


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização